quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O amor e o homossexualismo nos tempos da cólera

Quando eu ainda namorava minha ex-esposa, muitos e muitos anos atrás, em um shopping de Santos, enquanto nos apaixonávamos em um banquinho de frente para um canto bem escondido do shopping (nem foi um amasso assim tão grande), um segurança chegou para nós e pediu que não demonstrássemos tamanho "entusiasmo" em nosso amor.

Sério. Era só um beijo entusiasmado. Nada demais, mas ele pediu que fizéssemos isso. Por se tratar de um lugar público, consideramos apropriado acatar a sugestão do policial e continuamos apenas conversando no banco de mãos dadas.

Isso já tem mais de dez anos. Dez anos atrás, nossa demonstração de amor era chocante para as senhoras que frequentavam os shoppings de Santos. No entanto, ainda hoje, eu não só respeitaria como acataria a decisão do segurança de nos pedir para parar. Acho que a minha liberdade termina onde começa a do outro, e, em um lugar público, isso deveria ficar mais evidente.

Pois bem, o preâmbulo é para, depois de algum tempo, emitir uma opinião sobre a declaração de que os seguranças do Shopping Tambiá seriam "instruídos" a impedir beijos homossexuais na praça de alimentação do shopping.

Não sei como eles agiriam diante deste fato. Não sei se são violentos (os defensores dos direitos dos homossexuais dirão que sim), não sei se são estúpidos (os defensores da moral e dos bons costumes dirão que não), e, sinceramente, não é isso que estou querendo discutir.

Seguranças que são bem treinados não agem com violência. Se a empresa que presta serviço ao Shopping não sabe treinar seus agentes, então o Shopping precisa encontrar outra agência para este serviço.

Pois bem. Se eu e minha esposa fôssemos impedidos de ter demonstrações efusivas de afeto, como beijos demorados, por exemplo, não acharia ruim. Certas demonstrações de afeto são, mesmo, constrangedoras para as pessoas em volta. E certas situações ainda exigem uma margem de compreensão que nossa sociedade, infelizmente, ainda não tem.

Se por um lado a sociedade não se sente preparada para certos tipos de demonstração de afeto, por outro, todos, e isso inclui homossexuais, têm direito, sim, a demonstrar carinho pela pessoa amada em lugares públicos. Não existe qualquer legislação que proíba as pessoas de fazerem isso em lugar público, desde que mantenham o decoro e tenham bom senso. Nada no Brasil impede o beijo gay, a não ser a cólera dos conservadores, a ira das bancadas evangélicas e as demonstrações hipócritas de pudicícia no país da bunda e do carnaval.

A declaração da dona do Café São Brás mostra que muitas pessoas ainda não estão prontas para ver que o amor, hoje, é demonstrado de forma bem diferente do que era no passado. No entanto, mesmo sem a devida "preparação", que seria o bom senso de respeitar as escolhas pessoais do outro, elas terão que ver e terão que aceitar. O mundo mudou, e não adianta encolerizar-se contra isto. É um direito e todos podem demonstrar seu afeto em público.

Só não exagerem, por favor.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Gravidade

A luta para nascer é retratada de forma inovadora
Sandra Bullock é como um feto lutando contra intempéries para nascer. Uma borboleta que, saindo do estado de lesma, encontra, no espaço, o casulo para tornar à vida.

Ficam para trás todas as amarguras. Só o que vale é sair do ventre, tornar à Terra e encontrar, nela, novas razões para viver.

A cena logo após ela entrar na estação espacial defende esta interpretação. Após livrar-se das roupas para caminhadas espaciais, em posição fetal, cercada de cabos de suporte de vida, cordões umbilicais que a mantém viva no espaço, ela descansa. Mas o parto é traumático, doloroso, difícil e sofrido, e a personagem precisa deixar o conforto em que está para lutar pela vida.

Os planos-sequência merecem a reverência que receberam de todos os críticos no mundo. Basta ver o trailer para entender a tensão existente no filme, e o desafio que deve ter sido filmar esta proposta. O 3D funciona de forma perfeita, lançando pedaços de satélites, naves, braços de captação, sondas, metal e tudo o mais contra o fundo escuro do espaço que absorve.

Alfonso Cuarón encontra, na estética silenciosa do espaço, o ruído necessário para nos fazer acreditar que é possível renascer dos piores problemas que enfrentamos. Basta não desistirmos, basta seguirmos em frente, basta acreditarmos que podemos arrebentar o casulo e voar alto novamente.

Ou, no caso, caminhar sobre a areia de uma praia perdida em algum lugar de um mundo que é nosso para redescobrirmos. Estar vertical após tanto tempo deitada, deixar as águas e migrar para a terra, crescer, evoluir, renascer.

Delicadeza

Minha vista
Alguém nas imediações do prédio ouve, todos os dias, neste mesmo horário, por volta das 9h40, a música "Aquarela", do Toquinho.

Não sei o que os outros trabalhadores pensam, mas para mim é um alento diante dos ruídos da cidade que me cerca.

João Pessoa não é nenhuma selva de pedra, e as pessoas não são indiferentes umas às outras, mas é interessante ser alcançado por uma sutileza como esta de vez em quando.

Especialmente quando, presos em escritórios, somos massacrados pelo stress do dia a dia.

Não que eu tenha muito o que reclamar, também, do meu escritório. A vista é uma panorâmica do centro da cidade, e o horizonte desaparece no meio da mata atlântica de um lado e do mar do outro, mas não é só de vista que se faz a harmonia em um local de trabalho.

São as delicadezas do dia que nos levam a acreditar na vida de forma a valoriza-la. No meio do trânsito caótico de João Pessoa (sim, não tem o tamanho de São Paulo, o que me faz chegar à conclusão que eu ficaria louco se morasse na metrópole), lembrar que alguém ouve Toquinho durante o dia me deixa muito.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Se Deus me ama do jeito que eu sou porque os seus pretensos servos tentam me mudar?

 Se Deus me ama do jeito que eu sou porque os seus pretensos servos tentam me mudar?

Pensei nisso hoje de manhã enquanto vinha para o trabalho e vi um adesivo de carro que dizia "Deus te ama como você é".

Se o amor de Deus é incondicional e irrestrito como se diz, e ele me ama como eu sou, então porque seus pretensos seguidores insistem para que passemos por uma transformação? Uma mudança completa de vida e de caráter?

Acho importante que nos livremos dos vícios, que desenvolvamos domínio próprio, que aprendamos a viver de forma mais austera, mas não aceito que se renegue o prazer, o amor, seja ele de qualquer forma que for.

Não se pode cobrar uma mudança de vida para que o cidadão se adeque a uma visão de mundo que contradiz a própria essência do que é pregado por ele.

Lembro, dos meus tempos de altares e púlpitos, e egos humanos sobrepujando a visão de Deus, de que uma frase muito comum era "venha como está".

Depois, uma série de mudanças era veladamente cobrada. Deixe o cigarro, deixe as mulheres, ouça esta música, leia este livro, pense neste assunto, vote neste político.

Tudo de acordo com uma "visão de Deus", que, em minha visão pessoal, era equivocada e superficial.

As pessoas passavam a se parecer. Para fazer parte daquele grupo, daquele clube, você passava a se vestir como eles, falar como eles, pensar como eles.

E então, aquele a quem Deus amava, abria mão de si mesmo em nome de uma visão de grupo. Permitia-se mudar para se sentir acolhido, aceito, fazendo parte de algo.

Se Deus me ama do jeito que eu sou, não vou mudar para satisfazer um grupo de narcisistas, que precisam refletir no outro a imagem "perfeita" de si mesmo.