segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sucesso e esforço

Tem um certo tipo de sucesso que não quero fazer.

É o sucesso que depende do fracasso alheio. Conquistado por meio das pisadas sobre a cabeça de tantos outros que lutaram antes de mim. É o sucesso pelo sensacionalismo e não pela ética. Pelo marketing pessoal e não pela qualidade verdadeira. O sucesso sem esforço, conquistado na base do jeitinho, da lei de Gérson, do migué, da desonestidade. O sucesso pelo poder, pelo dinheiro, para poder estar acima dos outros.

O sucesso pelo sucesso, e nada mais.

Durante a vida, abrimos mão em favor de muitas coisas. Muitas vezes sem nem sequer notarmos. Quando vemos, a lama já está batendo no queixo e fica difícil sair da sujeira e tentar permanecer limpo. Sem percebermos, vamos nos atolando na zona de conforto de onde conseguimos um favor aqui, um benefício ali, uma "ajudinha" acolá, e, quando vemos, estamos tão presos a favores que perdemos o direito e a credibilidade. Quando pensamos estar indo para a frente estamos, na verdade, vendendo mais um pouquinho da nossa alma para o diabo.

Construir uma carreira em cima de critérios como credibilidade, ética e qualidade tem seu preço. Um preço  alto pelo qual temos de estar dispostos a pagar.

Sucesso? Não façamos questão dele. Vamos trabalhar pelo prazer de fazer, pelo gosto de fazer diferente, de vencer a si mesmo, de sair da zona de conforto que nos prende. Não vamos buscar conquistar uma grande casa, um carro do ano, um jatinho ou um barco para navegar por aí. Aqueles que fazem por fama, fortuna, poder, recebem seu prêmio por aqui mesmo.

Eu espero que, no futuro, eu seja lembrado como aquele que não se corrompeu. Mas que isso não faça de mim alguém especial, pois quero fazer, desta forma, parte de um grupo muito grande. O grupo daqueles que não se venderam.