sábado, 3 de setembro de 2011

Eu sou Bradley Manning


Eu sou Bradley Manning porque a liberdade não tem preço e a verdade deve ser revelada a qualquer custo. As verdades escondidas por trás da Guerra do Iraque precisam ser reveladas. O Bradley Manning que eu estou dizendo que sou é, na verdade, um soldado americano que vazou imagens de uma operação do exército americano no Iraque. As imagens são chocantes, e a história é bastante longa (para conhece-la por completo, indico a blogagem do sempre excelente Geneton Moraes Neto no seu Dossiê Geral, onde fala do problema como um todo).

Bradley Manning vazou as imagens para o WikiLeaks, hoje está preso e aguardando julgamento. Chamou a atenção de bastante gente, sendo motivo de protestos até em Madri e vem recebendo apoio de vários cantos do mundo, como Holanda, França, América Central, e, mais recentemente, do Brasil.

Protestos em Madri - Foto do site 
A prisão de Bradley Manning é algo irrevogável do ponto de vista legal. Ele foi preso e será julgado como traidor, pois disponibilizou informação ultra-secreta para a mídia, e, dentro do código do exército americano, isso é uma violação às leis.

O que nos faz pensar sobre quem é o verdadeiro "inimigo" contra o qual os EUA tanto lutam. Não seríamos nós mesmos, já que querem guardar seus segredinhos? A maior força militar do mundo não pode ter autonomia, e eu espero, sinceramente, que Barack Obama, como líder maior desta força, reveja os princípios desta guerra. Guantánamo continua sendo uma ferida aberta, o Iraque não está sob controle, a crise continua, mas a indústria bélica a cada dia cresce mais.

Libertar Brad Manning será um sinal de que a liberdade é mais importante que qualquer coisa. Como diria o rei Roberto Carlos, "não importam os motivos da guerra. A paz sempre será mais importante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário