quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cooperação é tudo


Não é fácil amar em um mundo onde a competitividade é a palavra de ordem. Vitória, resultado, objetivo são palavras que não casam com os valores pelos quais queremos viver.

Lembro de quando estudava jornalismo. No primeiro ano, quando perguntavam o que queríamos fazer, a resposta era quase unânime: transformar o mundo. Após alguns anos, vemos o quanto o mundo nos transformou em seres humanos mais tristes.

Alguns se envolvem em ONGs, outros, em trabalhos de igreja, alguns são voluntários em hospitais, outros, lêem livros em asilos ou ensinam futebol para crianças em favelas. Eles estão realizando aquilo que queriam. Estão mudando o mundo, dando a ele cores vivas no lugar do tom cinzento que tomava a vida daquelas pessoas.

A vida só dá prazer se a vivermos também para o outro. Se não fosse assim, Deus não faria de todos nós pessoas tão diferentes, cheias de particularidades e características pessoais tão marcantes.

Competitividade é um valor irreal. Como vou poder competir com pessoas que não são iguais a mim? Não existe igualdade, pois cada um de nós foi criado de uma forma, viveu certas situações, sentiu certos sentimentos, tem uma relação diferente do outro com o mundo. O mundo não é o mesmo para mim e para você, por isso não posso competir.

Preciso cooperar. Preciso estabelecer vínculos, construir pontes para poder aprender com você aquilo que eu não sei. Preciso ser generoso de ensinar o que eu sei. Preciso ter amor.

A revolução que queremos fazer depende de uma total e irrestrita cooperação entre cada um de nós, com nossas particularidades, e personalidades complementares. Vamos competir contra o ódio, a indiferença e a tristeza. Vamos vencer com o amor, a dedicação e a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário