quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Novidade é o máximo!


Sempre que somos desafiados com o novo, ficamos com verdadeira paúra. A novidade é inconveniente, muitas vezes, pois coloca nossos conceitos em xeque, fazendo-nos repensa-los com vigor e atenção. A novidade nos desafia, coloca diante de nós as perguntas que não queremos fazer.

Apesar disso, é a novidade que empurra o mundo para a frente. A novidade que nos impele a crescer, a mudar, a evoluir.

Novas formas de se relacionar nasceram com a internet. Amizades que eram presenciais, agora, se dão por SMS's e MSN's. O mundo das siglas cresceu e nossos conhecimentos de tecnologia precisam ser maiores a cada dia.

Porém, nada substitui o conforto de um abraço bem dado, uma palavra de carinho, um gesto de preocupação e atenção. A presença das pessoas que amamos é fundamental para nossa construção emocional. Nosso intelecto se forma assim, emocionalmente. Aprendemos a pensar de acordo com o que sentimos e vice-versa.

Portanto, diga que ama e mostre por meio de gestos. Os gestos de amor e dedicação falam muito sobre você. E dedicação não é tempo dedicado, mas tempo de qualidade, dando-se, doando-se às pessoas. Você já foi almoçar com sua mãe? Ou, depois de pegar seus filhos na escola, os levou ao parquinho aí perto de casa? Já fez carinho na cabeça do seu marido ou acompanhou sua esposa a uma compra no shopping (sim, isso é chatíssimo, mas também é prova de amor)?

Gary Chapman nos desafia a entender a necessidade de amor das pessoas que estão à nossa volta de cinco formas diferentes. São cinco grandes grupos de necessidades que se desdobram de forma mais específica em cada pessoa.

Palavras de Afirmação: São pessoas que precisam ouvir palavras de incentivo e elogios. Não o fazem porque precisam de confete o tempo todo, mas porque têm a necessidade de ouvir isso e é assim que entendem o amor.

Tempo de dedicação: conversas de qualidade, passeios, passar um tempo juntos, sem falar nada, olhando o sol se pôr, coisas assim...

Presente: Não estamos falando de solitários e rolex, mas de uma flor colhida, a satisfação de uma necessidade, a certeza de que, enquanto não estava com a pessoa você estava pensando nela. O importante é o valor simbólico de que aquele presente (mesmo sendo uma flor feia colhida em um jardim perdido) é resultado de um momento em que alguém estava pensando naquela pessoa.

Gestos de Serviço: O que você faz fala mais alto do que o que você fala, e estamos falando de coisas rotineiras, como consertar uma torneira, colocar o lixo para fora...

Toque físico: desnecessário explicar, não é verdade? desde o beijo na testa até o olho no olho durante o momento do amor, tudo o que envolve os corpos.

Cada um de nós tem um pouco das cinco linguagens acima na própria vida. Temos que descobrir qual delas prevalece. Ah, sim, descobrir, nos outros, qual é a que prevalece também é importante, para sabermos de que forma chegar ao coração destas pessoas.

Eu comecei falando do novo e terminei falando de amor, não é? Quem lê acha que o texto não tem sentido. Pois é. Eu ia escrever uma coisa e acabou saindo outra, mas vamos voltar ao fluxo normal...

O que eu queria dizer sobre novidades é a necessidade que temos de nos adaptarmos às mudanças. O homem é o animal mais resiliente do mundo. habita todos os continentes, divide-se em raças diferentes em cada um deles, convive mais ou menos harmoniosamente com o ambiente e com seus pares, mas sempre sobrevive. O homem é um animal de adaptação, sempre aperfeiçoando-se, o tempo todo crescendo, mudando e se adaptando.

Temos desafios todos os dias para alcançarmos o ritmo das mudanças. Não acompanhamos o fluxo delas, que mais parece um rio caudaloso que vai nos arrastando corredeira abaixo, nos afogando e nos levando à tona vez após vez, nunca parando, de margens muito distantes e leito muito profundo.

As mudanças acontecem rápido demais, você já notou?

Nós temos que acontecer ainda mais rápido. A melhor forma de se adaptar à mudança é fazer parte dela. Mudar a forma de ser, adaptar-se ao mundo à nossa volta, sempre que ele não quiser distorcer nossos valores, claro, é necessário para crescermos.

Amar é um valor que não pode ser distorcido. As formas de amar são diversas (só ali em cima eu te mostrei cinco diferentes!) e precisamos entender a de todos e estar prontos para suprir as suas necessidades, afinal, não devemos nada a ninguém, a não ser o amor a dedicar a eles. Sim, devemos amor uns aos outros e eu sei que o mundo te fala o contrário.

Porém, se eu for pensar como o mundo pensa, porque raios eu seria diferente? Não... não quero ficar estagnado. Água parada só serve para trazer dengue. Quero o movimento. E o amor é o melhor movimento.

O amor é a melhor revolução, e esta revolução está em nossas mãos.


Um comentário:

  1. Nada substitui o conforto de um abraço bem dado, uma palavra de carinho, um gesto de preocupação e atenção. Tal história dos esforços quando se vale a pena: São esses gestos bons que levaremos pela vida, eles que lembraremos mesmo depois dos anos passarem, da idade chegar.

    Um beijo!
    Te adoro, amigo infortúnio.

    ResponderExcluir