sexta-feira, 22 de abril de 2011

Paixão






Porque se chama "Paixão" este período do ano em que lembramos da morte de um homem? Só depois de entender o sacrifício dEle é que entendemos o motivo.

Sua paixão o faz entregar-se a morte para que o ser humano pudesse encontrar a vida.

Triste? Não. A alegria resultante do terceiro dia supre o luto dos dois dias anteriores.

***

Considero Tomé um injustiçado.

Pense... Ele não estava no salão quando o Mestre apareceu para os discípulos e as mulheres.

Ele estava tão triste e deprimido que teve que sair, andar pela cidade, expor-se ao perigo, chorar de tristeza, para poder afogar as mágoas pela ausência de seu Mestre.

Triste Tomé. Se permitiu uma fé alicerçada em dúvidas e foi transformado em um dos vilões do evangelho.

Acho que meu destino é o mesmo.

Ainda assim, eu só creio quando ver as chagas.

***

Triste Pessach esta minha, que passarei longe dos meus pela primeira vez. Em 29 anos é a primeira vez que não ganho ovinho de ninguém.

No entanto, serve para encontrar velhos hábitos de nossa sociedade brasileira. Na sexta-feira da Paixão, em João Pessoa, tem muita gente que ainda mantém velhos hábitos, como não limpar a casa e não tomar banho (sim, apesar de ser uma lástima, este era um hábito dos antigos na Páscoa. Ninguém tinha o direito de se banhar). Hoje comerei peixe e verei muitos pessoenses meditando sobre suas vidas, sua existência, sobre tudo o que suas vidas significam.

Amanhã a gente espanca os Judas.

***

Na TV, amanhã, às 20h, passará a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o maior espetáculo a céu aberto do mundo (sei lá se estou certo, não li isso em lugar nenhum, é pura dedução).Tiago Lacerda é Jesus e Fafá de Belém é Maria. A imagino cantando "Coração do Agreste" vestida de véu azul com o corpo do tiagão no colo... 

TENSO.

***
Queria passar esta Páscoa com você. Foram tantas sextas-feiras santas comendo o bacalhau com coco que até sinto falta dele hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário