segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Controle sobre nossas vidas

Quem quer controlar e moldar o amor e os sentimentos a suas próprias vontades vai quebrar a cara. Sempre que tentamos colocar o mundo dentro dos moldes que formamos para ele, tentando rotula-lo dentro de sua imperfeição absoluta, transformando-o em algo estratificado cometemos o erro de não permitir improvisos, e não aceitar que, aqueles que não formatam o mundo, improvisem também.
Viver não é seguir uma cartilha, lendo ali cada passo que podemos dar, seguindo a risca uma agenda cheia de tópicos pré-estabelecidos. Não podemos viver de rótulos, não podemos nos montar e armar para a vida pensamos que estamos prontos para ela, pois não estamos. Nunca estamos. E jamais estaremos prontos para o que quer que seja que aconteça.
Não existe planejamento possível. Lógico que existe um caminho a trilhar, mas se prender a ele é não permitir que a vida ofereça o melhor que pode te oferecer. Não. A vida tem mais do que aquilo que eu planejei. Se ela me quer em João Pessoa, fico, se ela me quer em São Paulo, vou. Eu sou o senhor do meu destino e capitão da minha alma, mas quem manda nos ventos não sou eu.
Enfrentei tempestades que eu mesmo criei, e subi montanhas que eu mesmo esculpi na terra da minha vida. Entendo as consequências de minhas escolhas, me arrependo de uma série delas. No entanto, eu assumo minha responsabilidade quando ela é minha. Não fujo de minhas escolhas. Não fujo daquilo que tenho medo.

*   *   *

Não sei se já falei sobre como eu penso que Deus sabe do nosso futuro... Como cristão, ainda que em permanente declínio, com a fé calcada nas dúvidas, e não nas certezas, creio que Deus tem conhecimento pleno sobre quem somos e sobre as decisões que vamos tomar. Mais do que saber o caminho que vamos seguir, Ele sabe os caminhos que podemos seguir. Deus conhece todas as tramas emaranhadas de possibilidades de nossas vidas.
Deus é o Senhor de todas as possibilidades. A cada "sim" e "não", "concrdo" e "discordo" que dizemos, olhar que damos, passos que caminhamos, uma nova malha de possibilidades surge diante de nós, apagando todas as outras que existiam antes. Nesta malha, linhas diversas tecidas pelas próprias mãos de Deus nos permitem escolher qualquer caminho que queiramos tomar. Sim, as escolhas são nossas, mas Ele sabe exatamente o que vai acontecer conosco a cada decisão que tomamos, seja ela qual for.
A complexidade de nossas decisões não é colapsada pela consciência plena de Deus. O Paradoxo do Livre Arbítrio contra a Onisciência se quebra.
E eu encontro uma explicação lógica para ter caído em João Pessoa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário