quarta-feira, 13 de abril de 2011

Quem sou eu para falar de samba?

Quem sou eu para falar de samba? Não sou um bamba, sou um tipo qualquer, um zé mané, ralé, gente sem jeito, sentado no parapeito da vida, esperando para poder voar.
Quem sou eu, afinal, para falar de samba, não é verdade? Não ouvi ou vi ao vivo Noel, Pixinguinha ou Donga. Não estava no Rio, fugindo da polícia, jogando capoeira e amando as negras da Lapa. Não sentei na roda com Martinho, muito menos com Paulinho puxei um samba sequer.
Não sou ninguém para falar de samba. Nunca vi foto de João da Baiana, nem ouvi Elizeth cantar e encantar na madrugada. Quem sou eu para dizer o som do carnaval? Logo eu, que, ao ouvir uma marchinha, passo mal que só a gota.
Nasci um ano antes de morrer Vinícius. Quem sou eu para dizer que sei o que quer dizer sua música? Não sou ninguém. Não conheço Monarco, Billy Blanco, Zé Keti, sim, era o Samba, a voz do morro, ele mesmo, sim senhor.
Nunca sentei com dona Zica. Nunca chorei com Chiquinha Barbosa. Nunca vi Clara encandear. As cabrochas? Só as vi danças a distância. Eu mesmo não sei molejar meu corpo, não sei me fazer movimento, prá frente, prá cima, prá dentro, não sei dançar.
Toquei violão quando criança, mas adulto, não sei tirar uma nota. Não tenho foto com João Bosco, meu xará, nem com Paulo Vanzollini, autor magistral da terra da garoa. Nunca xinguei Adoniran de alguma palavra suja italiana, nem ouvi os demônios infernizando a vida do povo da cidade grande.
não sei tocar caixinha de fósforo, seu Ciro Monteiro. Nem lata de graxa, seu Germano Mathias. Não sei tocar cavaquinho, seu zeca, e muito menos bandolim, seu Jacob. Pandeiro, então, deixo para o Jackson.

Posso não saber nada disso, nem ser um deles, mas, sei lá, dentro do coração, quando bate o bumbo e eu fecho os olhos, minha alma dança, negra e feliz. e, como Vinícius, me torno o branco mais preto deste meu país, e me regozijo no samba crioulo que ainda corre nas veias de um simples sonhador. Um ninguém, que puxa a cartola para a passagem dos mestres do samba.

2 comentários: