sexta-feira, 3 de junho de 2011

Erros

Todos cometem erros. Dos mais bobos aos mais complexos.

Nenhum ser humano é perfeito. Mesmo as pessoas de maior sucesso já passaram por fracassos retumbantes, histórias que marcaram suas vidas. Milionários já estiveram na sarjeta, e miseráveis já viveram em mansões. E tudo pode mudar graças a um simples erro.

Podemos perder pessoas por causa de erros bobos, podemos perder oportunidades em decorrência de escolhas incorretas. Em torno de todas as nossas decisões, escolhas e estratégias gira a roda da fortuna, que ora pode nos colocar no alto, nos píncaros da fama, como diria Vicente Celestino, ou pode nos afundar no lodo, como qualquer vaca que vai para o brejo.

As escolhas nos definem, e definem como as pessoas nos vêem. Se você é um homem tímido e escolhe, em um encontro, não tomar iniciativas mais agressivas, é isto que ela verá em você. Se é um funcionário sem capacidade para exercer uma função, ainda que tenha muita vontade de a exercer, se não demonstrar sua força de vontade você não terá chance de o fazer.

Grande parte de nossas escolhas são condicionadas pelo medo que sentimos. Medo de amar, medo de viver. Existir, todos existimos, mas viver... Isso é outra história. Só se vive sem medo. Ou melhor, se vive com medo sim, mas com ele sob controle, no cabresto, com você mostrando quem manda em quem.

Na quarta-feira eu deixei que o medo controlasse minhas escolhas. Optei por ele, um erro que não cometerei de novo. Perdi uma excelente oportunidade, algo que não se encontra com facilidade. Uma pedra preciosa me escapou entre os dedos.

Resignação? De jeito nenhum. Apenas a constatação de que o medo nos impede de viver plenamente.

Eu só tomei uma decisão. O medo não vai me levar mais nada embora. E se, com coragem e pulso, eu puder recuperar o que perdi, então eu vou tentar.

A musiquinha de hoje é pop e boba, mas fala sobre isso, com simplicidade. Aproveitem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário