segunda-feira, 27 de junho de 2011

Maré

Eu acho que encontrei uma boa metáfora para explicar como funcionam nossos sentimentos. Acredito que nosso coração obedece a marés. Os sentimentos vêm e vão em uma onda natural, fluindo de forma contínua e repetitiva, ms sempre nova.

Sentimentos são ondas que quebram na praia das nossas vidas. O mar nos dá o prazer do banho, mas é preciso tomar cuidado. Qualquer lua mais forte pode gerar uma ressaca. E aí só nos resta gerenciar os estragos, refazer muros, pisos e outras coisinhas. Quando acontece de uma lua, um fator externo, inclinar nossos sentimentos a uma paixão mais desperta,o que podemos fazer é reformar a casa e prepara-la para a próxima ressaca.

Porém, sempre existe a possibilidde de uma tsunami vir varrer nossa razão para longe de nós. Sentimentos estão sujeitos a forças internas também. Terremotos podem fazer com que o mar fique ainda mais revolto e a casinha da vida pode acabar por cair. Aí, mais que administrar perdas, é preciso entender que, de vez em quando, isso acontece, e a gente tem que reconstruir tudo do zero de novo.

Nem sempre a gente está preparado para isso, mas a verdade é que ninguém consegue controlar os sentimentos de uma forma pura e racional. Quando eles querem explodir, eles sempre explodem, e como a gente é como a crosta da terra, cheio de placas tectônicas, camadas diferentes que volta e meia se sobrepõem nos causando os danos aos quais não estamos acostumados.

No entanto, a maior parte do tempo só temos que lidar com a maré mesmo... aquelas ondas que vão e que vêm. De vez em quando, uma ressaca vem prá quebrar umas coisinhas e tal...

No fim da história, quem de nós não gosta disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário