quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A vida gosta de quem gosta dela



Você já desgostou da sua vida a ponto de não se reconhecer? Olhar no espelho e falar "este aí não sou eu"? Pois é. Quem nunca fez isso, não é verdade?

Ouvi a frase que dá título a este post em um filme do Arnaldo Jabor que será lançado este mês (acho) nos cinemas brasileiros. Sempre gostei do Jabor e esta frase, vinda dele, não me surpreende.

Por mais que pareça a coisa mais óbvia (não para todos) é a mais pura verdade. A frase é um clichê, é certo, mas os clichês servem para nos mostrar verdades obvias para as quais não estávamos dando importância.

Então, a vida gosta de quem gosta dela. É uma questão de estar aberto a receber o que ela te oferece e fazer com isso aquilo que você quiser. Sim, Deus não nos deu o livre arbítrio para fingir que nos quer escolhendo, Ele realmente quer que façamos escolhas. E não há escolhas fáceis, esta é a verdade.

O que fazer, então, com a vida que recebemos? Deus nos quer felizes, esta é a verdade. Você acha justo com Deus que você seja infeliz? Talvez não esteja me fazendo entender claramente, vamos tentar outra abordagem.

Pense que você só tem uma oportundiade de fazer tudo certo (até porque é uma só mesmo). Que direito as pessoas à sua volta têm de dizer para você o que é certo e errado se o "certo" deles te fará infeliz? Quero que você trabalhe com a premissa básica da Bíblia: Deus te ama. Não estou criando uma nova teologia, ou uma nova abordagem da Palavra Viva, mas te abrindo os olhos para algo que é factível e real: Deus te quer feliz, pois Ele te ama. Com que direito você vai se prender ao que te faz infeliz? Você acha que seus critérios de escolha são melhores que os de Deus? É algo para se pensar.

Pois é. Diferente da vida, Deus ama até quem não o ama, e é bom que você esteja aberto a entender que os caminhos dele são, diversas vezes, intragáveis. As pessoas ficam pensando "no fim, tudo dá certo", deixando de lado, porém, o meio do caminho, como se não tivesse importância a sua jornada. Os orientais chamam esta jornada de TAO, o caminho para a iluminação. Eis uma boa metáfora, o caminho para a iluminação.

Siga o seu TAO em direção à felicidade. Deixe que Deus te faça feliz, não porque os homens te dizem isso, mas porque você sabe que Ele te ama, ainda que você não o conheça.

E viva a sua vida da melhor forma possível, pois, fazendo isso, você terá o seu amor. Quer ser amado pela vida? Ame-a de volta. Ame os que estão à sua volta, ame os que te odeiam, ame os que não perdoam, os que machucam, ferem. Não os julgue. Todos temos uma história de alegrias e tristezas. Cada fato que vivemos até hoje nos fez o que somos. E o que somos? Humanos, imperfeitos, em construção, buscando a iluminação. Eu a busco na fonte direta. Meu TAO me leva a Deus, por vias inusitadas, sempre. A forma como nos comunicamos não é convencional, mas é a mais eficaz para nós e sei o quanto Ele me quer feliz.

E você? Será infeliz até quando?

5 comentários:

  1. Pense que você só tem uma oportundiade de fazer tudo certo (até porque é uma só mesmo). Então, concluo que Deus é injusto, de criar uma vida pra podermos crescer, nos livrar de habitos, de melhorar nosso interior, e simplesmente PUF... partir.

    Claro, que o Livre arbítrio acaba de chegar, sanando qualquer problema.


    Soneto do Orfeu

    São demais os perigos dessa vida
    Para quem tem paixão, principalmente
    Quando uma lua surge de repente
    E se deixa no céu, como esquecida
    E se ao luar, que atua desvairado
    Vem unir-se uma música qualquer
    Aí então é preciso ter cuidado
    Porque deve andar perto uma mulher
    Uma mulher que é feita de música,
    Luar e sentimento (...)

    Vinícius de Moraes

    A vida gosta de quem a valoriza.

    ResponderExcluir
  2. Ana:
    Injusto? Não... A "evolução" se basta em uma só vida. Tem muito mais para se viver lá fora. Viver mais de uma vez faria de nós pessoas mais irresponsáveis, afinal, só damos valor para aquilo que é escasso. A vida, para ter valor, tem que ser escassa para nós. A oportunidade é única, para que demos valor a ela e busquemos a felicidade. Outra chance? Para que, se podemos acertar nesta?

    ResponderExcluir
  3. Nossa..Muito bom!! Coloquei entre os meus favoritos!

    ResponderExcluir
  4. Não vou descutir isso... nem é meu objetivo...
    Deus é justo. E pra cada um isso basta.

    Parabéns pelo blog e pelo que te faz ser o que você é.

    Beijo amigooo

    ResponderExcluir