quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Todas as cartas de amor são ridículas



Fernando, uma pessoa doce, escreveu, que as cartas de amor são ridículas. Pois quero morrer ridículo, rido pelo mundo, pelas cartas de amor ridículas que já escrevi.

Amar é ridículo. É fugir ao conceito do mundo, ao conceito de tudo. Amar é esdrúxulo, é ir contra as forças naturais. Amar é querer mais para o outro, amar é querer se doar.

E não é isso tudo ridículo? Esdrúxulo, fora da realidade? Riam de minha cara os que me acham ridículo por amar demais a vida e o sol e os passarinhos brancos que tomam as ruas de João Pessoa com seus trinados suaves sob o calor abafante e lindo do verão pessoense.

Sim, são ridículas as formas de amar. Ridículas as demonstrações. Bravatas puras, espúrias, pobres e bestas. Amar mesmo é um ato infantil.

Então, façam de mim criança agora! Vistam-me fraldas os que me acham ridículo! Eu mesmo abotoo o alfinete deste fraque de criança que se suja e se ri. Eu mesmo, o que ama, o que ufana, o que extrapola a realidade, amando, temendo, crescendo e gritando que quero ser ridículo!

Não me importa que sejam ridículas as cartas de amor. Eu as quero escrever!

3 comentários:

  1. Concordo com vc, o amor é ridículo, a cara dos amantes são ridículas, as frases... enfim tbm acho que não se deve deixar passar tudo isso. Se tudo isso é ridículo que o ridículo vire lindo, indo pelo fato de que o amor é um dos sentimentos mais nobres que pode existir em uma pessoa.

    E vamos escrever cartas!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu não acho ridículo não. A paixão, sim. O amor, não.

    ResponderExcluir
  3. Jacqueline, cartas de amor nunca são demais. E ainda busco escrever a carta de amor ridícula por excelência. Quanto mais ridícula, melhor!

    Jana, Nunca se negue o prazer de amar. E a palavra ridículo aí é um eufemismo para o sentimento mais belo, profundo, puro, e, por tudo isso, deslocado da realidade humana atual, tão seca, fria e frígida. O homem desaprendeu a amar e chamou o amor de coisa ridícula. Me aproprio deste termo para dizer que ridículo é quem não ama, usando do mesmo eufemismo que eles, transformando o ridículo em transcendência e fazendo o que faço melhor: sendo ridículo por amar demais. Ame, mulher, por mais ridículo que possa parecer aos "homens de boa vontade"!!!

    ResponderExcluir