sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fracasso?

Me perguntei, hoje, o que é o verdadeiro fracasso. Seria, após contínuas tentativas de melhora, contínuas lutas por mudança, contínuos esforços por aperfeiçoamento, ainda assim, não conseguir alcançar aquilo que é necessário para avançar?

Por um momento pensei que esta seria a forma mais perfeita de fracasso. Mesmo depois de todo esforço, ainda não foi o bastante. Seria o supra-sumo da derrota, algo como o extremo contrário da vitória. Nadar, nadar e não chegar à praia.

Achei que seria a síntese do que eu estaria passando. Por um momento, me senti fracassado. Frustrado por não conseguir atender às exigências mínimas de qualidade que eu precisava alcançar. Me cobrando ainda mais do que aqueles outros que me cobravam. E o faziam para o meu bem.

Pensei, "pronto, eu sou um derrotado. Eu não consegui alcançar aquilo que precisavam de mim. Eu não sou bom o bastante. Eu fracassei".

Mas que conversa deprimente, pensei logo comigo mesmo...

Quer dizer que eu lutei, batalhei, melhorei (pois eu realmente melhorei neste meio tempo), batalhei, e apesar de tudo isso sou um derrotado?

Conversa!

As pessoas à minha volta nunca me consideraram um derrotado (tá, algumas podem ter pensado assim). Ao contrário, o fato de eu ter me esforçado continuamente e profundamente em melhorar e melhorar e melhorar fez com que eu realmente melhorasse. Aprendi muitas coisas neste tempo em que lutei e cheguei ao meu aparente "fracasso".

Bah, conversa fiada. Ninguém fracassa nesta vida!

A não ser que nem tente.

Só existe uma forma de fracassar, e é quando o medo te toma e te impede de sequer tentar avançar.

Meu sucesso começou quando pisei dentro daquele avião que me trouxe a João Pessoa.

Ele continuou quando entrei naquela redação pela primeira vez.

E continua, apesar de não mais estar lá.

O sucesso só depende de termos uma visão otimista da vida.

Por isso, sempre olhe pelo lado brilhante da vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário