quarta-feira, 25 de maio de 2011



Não amar é algo de que se pode arrepender-se, mas nunca se pode arrepender-se de amar. Ainda que o amar tenha sido em vão, visto que o outro (ou a outra, como é meu caso) não te correspondeu. Não. Amar não é algo digno de arrependimento, e sim de alegria. Amar é motivo de orgulho.

Quando amamos e não somos correspondidos, demonstramos ter em nós uma força intensa e maravilhosa que precisa ser canalizada em alguma direção. Quando escolhemos (escolhemos?) direcionar esta força para alguém, liberamos uma carga emocional que estava presa dentro de nós. Esta carga, junto de um monte de serotonina, adrenalina e outras coisas científicas cujo nome me escapa agora, nos dá um bem estar e uma força de vontade que não tínhamos para seguir a vida.

Por isso dizem que quando a gente ama tudo fica colorido. Mesmo para um daltônico como eu, isso é uma verdade.

Quando não recebemos esta carga de volta, quando não somos correspondidos, o normal é que, com o tempo, esta força toda venha a arrefecer. No entanto, isso não acontece sempre, deixando algumas pessoas doentes de amor. A depressão nada mais é que o corpo tentando voltar ao estado anterior à "dopagem" amorosa, equalizando nossos níveis novamente. Voltamos à estaca zero, começamos a armazenar energia e carinho novamente (pois isso nunca pára de surgir de dentro de nós) e nos prepararmos para a próxima carga. Algumas pessoas querem se fechar, pois não receberam de volta aquilo tudo o que deram, achando que somos uma fonte esgotável de carinho e afeto.

No entanto, nós não somos.

O que há dentro de nós, o amor, é maior do que podemos imaginar, e nunca chegaremos ao fundo do poço de onde ele brota. Ao contrário, nossas fontes estão sempre transbordantes, deixando que sobre amor para todos os lados.

Ainda tem gente que tenta tampar isso, mas mesmo estes precisam daquela água de vez em quando.

Então, se você amar e não for correspondido, tenha certeza de uma coisa... Mais cedo ou mais tarde, ainda que você tampe o poço, se feche em copas e diga "não amarei novamente", você vai amar. Pegue uma canção triste e ela te fará se sentir melhor. O movimento que você precisa fazer está em seus ombros, onde você não deve carregar o mundo.

Você vai levantar a cabeça e vai seguir em frente, pois você é humano, dotado de resiliência, esta peste desta característica que nos faz não desistir de viver. Você é dotado de fome de viver e de amar, e ainda que ache que educou seu coração, saiba que corações não servem para ser educados. Assim como cavalos chucros, eles precisam estar soltos em campos vastos, galopando para onde querem.

Corações são assim, e nós gostamos deste jeito.

Detalhe. Tentei agregar a música "Hey Jude" aqui mais de três vezes e não consegui. A Sony tem os direitos exclusivos sobre ela, o que é uma pena, pois não deixam que o amor seja espalhado pela rede.

Ah, sim, em tempo, amor ao dinheiro não é direcionamento saudável para o sentimento de que falávamos lá em cima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário