quinta-feira, 28 de julho de 2011

Insegurança

Ontem, conversando com uma moça muito bonita e inteligente, ela me revelou que era insegura e cheia de medos. Frutos de problemas do passado, coisas que acontecem na vida das pessoas e acabam transformando as histórias delas, fazendo-as mudar.

Situações no meu passado me fizeram me fechar em concha. Me tornei mais duro com o mundo à minha volta e com as pessoas também. Eu me tornei alguém mais difícil de se conviver, alguém amargo, sim.

No entanto, descobri que, se eu permitir que o medo me impeça de viver, isso quer dizer que o medo venceu. Não posso não procurar trabalho só porque acho que não tenho nada a oferecer àquela empresa, ainda que me considere um incompetente (e durante muito tempo eu pensei ser isso mesmo). Não posso deixar de me aproximar de uma pessoa porque acho que ela não vai se interessar por mim (tá, essa eu ainda preciso vencer, vai). Não posso fingir que o mundo não quer saber de mim só porque acho isso.

Em um filme eu ouvi uma frase que abriu meus horizontes: A vida só gosta de quem gosta dela. A vida só sorri para quem sorri para ela. A vida não vai te dar coragem, nem força de vontade. Isso tem que vir de você.

No mais, todas as portas estão abertas à sua espera. Basta que você atravesse os batentes.

O medo é natural. Uma condição que mantém o homem vivo. Se não tivéssemos medo, ou dor, faríamos tudo o que coloca nossas vidas em risco. Mas graças a Deus sentimos medo e sentimos dor, tanto física quanto mental e moralmente.

São este medo e esta dor que nos seguram quando precisamos. Porém, se eles forem grandes demais, podem nos impedir de avançar, nos segurando mais do que o esperado. Não é isso que queremos, não é verdade? Queremos, sim, avançar, ainda que o medo esteja presente em nossas vidas.

Deixe que o medo seja uma balança para você, e não uma corrente. Ele tem que ser colocado como ponderação, senão, acabamos fazendo as coisas com ímpeto, e não podemos viver apenas com o ímpeto. Não somos selvagens. Nós racionalizamos, pensamos. Agir apenas segundo o instinto é coisa para animais. Devemos usar o instinto a favor da inteligência, já diria Sid Ali em "O Clone" (Sabedoria maometana é sempre bom de manhã cedo).

Então, guria linda (porque ela é uma guria deslumbrante mesmo, bonita toda vida...), pare de deixar o medo e a insegurança te segurarem. Envolva-se em projetos que desafiem sua coragem e seu ser. Renove-se, viaje, enfrente o mundo. Acredite em você. A vida quer te amar. Basta você ama-la de volta.

Um comentário:

  1. A insegurança nos prende em alguma janela do nosso inconsciente. Paralisa. Difícil quando você começa a enxergar a corrente do medo. E agora? Pra onde ir? O que fazer?
    A vida, as pessoas, o mundo sempre te mostra algo muito maior do que as correntes, as prisões do seu próprio pensamento. É descobrir que mesmo depois de muito tempo, a vida vale muito, você vale muito!
    Obrigada pelas palavras. =D

    ResponderExcluir